25 de jun. de 2012

Aniversário da Professora Celma

Os alunos do 3º Ano "B" fizeram uma festa de aniversário surpresa para a Professora Celma, cuja mesma também é Diretora de Turma deles. Momentos como esse demonstram que apesar do árduo trabalho que um DT realiza com seus alunos que por vezes parece estar sendo em vão, na verdade a semente está sendo germinada e os frutos aparecerão. Esse momento é um exemplo do reconhecimento dos alunos diante do trabalho da Professora Celma.



21 de jun. de 2012

Aula de Inglês com Google Tradutor

A Professora de Inglês Elize Regina aliou as novas tecnologias ao currículo de sala,  ministrando uma aula do livro didático por meio do serviço de tradução on-line gratuito Google Tradutor. Os alunos gostaram bastante e participaram ativamente porque além do contato com ferramentas digitais - que tanto apreciam - conseguiram responder a atividade em tempo hábil.




Avaliação Diagnóstica ProEMI/PJF

Os estudantes do 1º Ano do EM participaram da primeira avaliação diagnóstica do Programa Ensino Médio Inovador / Jovem de Futuro, sob o acompanhamento da Superintendente da 2ª CREDE Dijé. 
As provas foram de Língua Portuguesa e Matemática - cada uma contendo 26 questões. Estas servirão para medir a proficiência destes estudantes para que, ao final do triênio (2012-2014), seja possível aferir o impacto do programa na formação dos mesmos. (Fonte)



Superintendente Dijé e Professora Elize


Destaques nos Simulados

Tendo já em vista conscientizar e incentivar os alunos  para a uma participação com empenho e dedicação na prova do SPAECE, a PCA de LCT Rozeilde e PCA de CNT Gisele, com o apoio do núcleo gestor e demais professores, realizaram um momento de premiação aos alunos que se destacaram nos simulados de Língua Portuguesa e Matemática. Dessa forma, eles tiveram a oportunidade de sentir um pouco o quanto vale a pena estudar para alcançar um futuro melhor.

Abertura da premiação com a Diretora Bia

Aluno: Bruno - 3º Ano "A"
Aluno: Sérgio - 3º Ano "A"







Aluno: Antônio - 3º Ano "A"
Aluno: Davi - 3º Ano "B"








Aluno: Willamy - 3º Ano "B"
Aluna: Clarice - 9º Ano "A"








Aluna: Evelyn - 3º Ano "A"
Aluna: Brenda - 3º Ano "A"








Alunos:  Rosimeire - 3º Ano "C",  José - 3º Ano "D", 
Marília - 2º Ano "C"  e  Gutemberg - 2º Ano "C"

20 de jun. de 2012

Formação Primeiro, Aprender !

Ocorreu em nossa escola a Formação Primeiro, Aprender!, que foi repassada pela PCA de CNT Gisele, juntamente com a PCA de LCT Rozeilde,  para os professores de Língua Portuguesa e Matemática. 

A formação teve como pauta:
  • Planos de aula como suporte metodológico;
  • Elaboração do plano de aula conforme modelo específico, o qual envolve: Pré-leitura, Leitura e Pós-leitura;
  • Apresentação da Plataforma Moodle (link).





Ed. Física na praça

A Professora de Ed. Física Rogelma realizou com seus alunos uma aula prática na Praça Coração de Jesus (ao lado da escola), visto que nossa escola não dispõe de uma quadra poliesportiva. Desse modo, a professora demonstrou aos seus alunos que em determinados momentos precisamos apenas fazer uso da criatividade e ter disposição para resolver situações-problema. Foi uma aula bastante prazerosa.



 

Simulados Diagnósticos

Sob a coordenação da PCA de LCT Rozeilde e PCA de CNT Gisele, foi realizado um simulado diagnóstico de Língua Portuguesa e Matemática, ambos em momentos diferentes, visando uma precisão maior do nível cognitivo atual dos alunos nas respectivas disciplinas para, posteriormente, realizar as intervenções necessárias.


  
Após a aplicação dos simulados impressos, prosseguiu-se com o levantamento de dados através do Editor de Planilha Calc, contando também com a ajuda da Professora do LEI. Os resultados de cada turma foram divulgados e questionados em sala.










O processo de intervenção diante dos resultados obtidos iniciou-se com o feedback do simulado em sala de aula, cada questão foi analisada e comentada pelos professores de Língua Portuguesa e Matemática.



Festa das Mães


Mãe: palavra pequena, mas com
um significado infinito, pois quer dizer
amor, dedicação, renúncia a si própria,
força e sabedoria.
Ser mãe não é só dar a luz e sim, participar
da vida dos seus frutos gerados ou criados.

Obrigado por termos você.


A Escola Monsenhor Antero parabeniza a todas as mamães de nossa comunidade escolar externando seus votos de estima e carinho, ressaltando que todos os dias devem ser dedicados a essas mulheres guerreiras; tornando também a homenagem extensiva a todas as mamães de Uruburetama.


Homenagem através de lindos vídeos
Apresentação do Coral do Mais Educação
Dinâmica da Poesia Criativa
Entrega de presentes simbólicos

19 de jun. de 2012

Aprendizagem com Seminários


Para Valentim (2008 apud Passos, 2009), o Seminário é um instrumento pedagógico que possibilita aos alunos:
· Aprender a transmitir com eficácia as informações pesquisadas;
· Aprender a utilizar a lógica e a organicidade para construir o texto formal;
· Aprender a utilizar a lógica e a capacidade de síntese para elaborar um esquema orientador da fala;
· Aprender a utilizar os recursos tecnológicos para este tipo de aprsentação. 

Em concordância com Valentim, os professores da Escola Monsenhor Antero realizam com suas turmas esse tipo de atividade e colhem bons resultados proporcionados pela mesma, a qual abrange as esferas cognoscitiva, emocional e comunicacional.

Vejamos alguns seminários.


Dengue - 2º "D"
Acne - 2º Ano "C"
Síndrome de Down - 3º Ano "C"
Mesopotâmia - 1º Ano "C"















Tuberculose - 2º Ano "C"
O Conhecimento - 3º Ano "C"
Albinismo - 3º Ano "D"










Metafísica - 3º Ano "C"

18 de jun. de 2012

Matemática no Calc

O Professor de Matemática Paulo Roberto integra as mídias e realiza uma aula além de inovadora, eficaz na apropriação do conteúdo de Estatística. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade não somente de criar tabelas e gráficos através do Editor de Planilha Calc, como também incluir-se digitalmente um pouco mais. Para otimizar o desenvolvimento da atividade, o professor fez uso do data show, pelo qual os alunos acompanhavam os passos a seguir.